Para um cabelo saudável deve se adicionar à sua dieta frutas, arroz integral, folhas verdes, vegetais, certos tipos de nozes, peixes como salmão, iogurte e ovos. Devem ser evitados fritos, margarinas, bolachas e alimentos muito processados. Evitar gorduras do tipo trans, por interferir na circulação, que provoca maior queda de cabelo.
Dietas rígidas causam queda e enfraquecimento capilar, outras causas são o stress, pós-parto, doenças infecciosas e crónicas, alterações na tiroide—e alterações hormonais, como síndrome do ovário policístico e entre outras causas. Para tais diagnósticos mais aprofundados exames médicos são necessários. Por dia perdemos até 100 fios de cabelo e é normal.
Estruturar sua dieta para incluir o que seu cabelo precisa. A intenção é trazer nutrientes que agem contra as condições climáticas, baixa circulação, contra os radicais livres, a deficiência de nutrientes.
Para afetar positivamente a saúde do seu cabelo precisa de ômega-3. Um bom complemento vitamínico com vitaminas A, B1, B2, B3, B6, B9, B12, C e E, assim como vários minerais – cálcio, ferro, fósforo, magnésio, iodo, e zinco. Todos são uma boa base estrutural para seus cabelo. Então um bom complemento vitamínico ajuda.
Para fornecer naturalmente, tais componentes necessários, contamos com o ovo.
O ovo tem muita proteína e também uma rica fonte de nutrientes como o ferro que aumenta a circulação do couro cabeludo e de Zinco que fortalece o cabelo que você já tem. 1 a 2 ovos podem ser consumidos por dia. O frango é outra opção rica em proteína. O peixe em especial o salmão, rico em proteínas e omega 3. O alto teor de ômega 3 é muito benéfica para o cérebro, os vasos sanguíneos e o cabelo.
O iogurte tem vitaminas B e D que promovem a saúde capilar. Optar por Aveia e arroz integral, também tem substâncias que auxiliam. Feijão, não posso esquecer dele que rico em ferro e ácido fólico, age na prevenção do câncer de pulmão, mama e equilibra os níveis de colesterol no sangue. No quesito beleza, o feijão protege e fortalece a pele e os cabelos.
Os vegetais de folhas verdes são uma ótima alternativa de alimentos para um cabelo saudável, como rúcula, espinafre, e legumes como couve flor, cenoura e abóbora vão dar ao seu corpo ferro, vitaminas e beta-caroteno, uma potente mistura de nutrientes que irão estimular o crescimento, e auxiliam na produção de queratina, a principal proteína do cabelo.
As frutas secas e as frutas naturais como abacate, pera, mamão, melão são excelente fontes de nutrientes. Pode consumir três porções de frutas variadas por dia.
Sementes de girassol tem muita vitamina E, que retarda o envelhecimento precoce, e um potente antioxidante. Fortalecem as unhas e também são capazes de diminuir a incidência de fios brancos. As sementes de girassol podem ser apreciadas como um lanche ou polvilhado em saladas ou pratos cozinhados.
As nozes, amêndoas, amendoins, e castanhas fornecem a abundância de proteínas, gorduras saudáveis, minerais, vitaminas e fitoquímicos que ajudam a contra perda de cabelo e cabelos opacos.
Chá verde combate os radicais livres responsáveis por envelhecimento e danos à pele e aos cabelos.
Para mudanças visíveis dos alimentos que devem ser incorporados regularmente e durante várias semanas na dieta.
Agora eu vou dar a receita de uma poderosa mascara capilar caseira, indicada pela a nossa dermatologista:
Mistura em quantidades iguais oleo de coco, azeite de oliva, azeite rícino com gema de ovo e mel. Deixe atuar por 30 minutos no couro cabeludo após massagear. A frequência pode ser uma vez por semana ou a cada 15 dias.
Para fechar, relaxe...pois stress é causa frequente de queda capilar, e caso o problema persista procure um dermatologista para tratamentos avançados.